Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Clint Eastwood - 82 anos


Hoje está completando 82 anos do nascimento do ator e cineasta Clint Eastwood, ou simplesmente Clint. O astro é famoso pelos seus papéis sério e duros, tanto em filmes dirigidos por ele próprio ou não.
Do you feel lucky?
Antes da fama Clint teve vários empregos pelos EUA, e mesmo depois de se formar trabalhou como atendente em um posto de gasolina, foi bombeiro e até tocou piano em um bar da cidade de Oakland, onde se formou. Mas em 1950 quando foi convocado pelo exército e enviado para a Guerra da Coreia seu avião caiu deixando-o ferido gravemente e impedindo que fosse para a guerra. Conseguiu emprego na Universal, mas foi demitido por seu pomo de adão incomodar um executivo. O homem multi-tarefas começou sua carreira com pequenas participações em filmes, mas ao dedicar seu tempo para interpretar um um personagem na série de western, ‘Rawhide’ ,foi que ele chamou atenção do diretor Sergio Leone.
Da parceria Leone-Eastwood surgiria a consagrada Trilogia dos Doláres. O primeiro filme da trilogia foi ‘Por um punhado de doláres’ (1964), que foi onde Clint ganhou destaque por sua interpretação do pistoleiro que nunca modifica sua expressão, e que em momento algum revela seu nome. O filme é uma adaptação de Yojimbo, clássico do cinema japones dirigido por Akira Kurosawa em 1961, que também mostra um forasteiro que se aproveita da rivalidade entre dois grupos para seu próprio proveito. O segundo filme da trilogia veio no ano seguinte chamando-se ‘Por uns doláres a mais’, sendo um filme inferior ao primeiro por não ser tão completo quanto o primeiro demonstrava ser, e tendo uma história sem muita motivação.
Mas eis que em 1966 vemos um dos marcos do western spaghetti, o terceiro filme da trilogia ‘Três Homens em Conflito. Considerado como um dos melhores faroeste da história do cinema, o filme gira em torno de três pistoleiros disputando uma fortuna enterrada em meio a Guerra Civil americana. Dentre acordos e traições em meio a tiroteios, torturas em campos de prisioneiros, reencontros familiares, vemos uma história densa e magnética que ainda nos mantém atentos à tela durante as quase 3 horas de filme, mesmo sem os inúmeros tiroteios. Um filme que consolidou a história do western.
Nos anos 70 e 80, Clint participou da outra série de filmes que mostraria que ele é durão.
O policial durão e que age sem o consentimento da lei, Dirty Harry, não liga para nada sua forma de ação, apenas que deve acabar com o ‘lixo humano’.
No anos 90, após a morte de Leone, Clint decide fazer um filme mais um filme de faroeste dirigido por ele com os ensinamentos de seu antigo diretor. Atuando ao lado de Morgan Freeman, Richard Harris e Gene Hackman, ele homenageia os westerns e explica as motivações dos pistoleiros do Velho Oeste, com o filme ‘Os Imperdoáveis’(1992). Ganhou 4 Oscars, incluindo melhor filme e melhor diretor.
Eastwood dirigiu muitos outros filmes consagrados, e atuou em alguns deles:As Pontes de Madison(1995), Sobre meninos e lobos(2003), A Conquista da Honra(2006) e Cartas de Iwo Jima(2006). Um dos mais famosos dirigidos por ele é Menina de Ouro(2004), também ganhador de 4 Oscars. Seus últimos filmes foram: J. Edgar(2011), Além da Vida(2010), Invictus(2009) e o excelente Gran Torino(2008).

O fato é que o olhar frio e penetrante de Eastwood está presente da pessoa e não no personagem, mas isso o faz ser tão marcado como um anti-herói. Assim como o próprio Leone diz:


-Eu gosto do Clint Eastwood porque ele tem somente duas expressões faciais. Uma com o chapéu e outra sem ele.


Com ou sem chapéu, armado ou não, atuando ou dirigindo, nascido Clinton Eastwood Jr. ou Joe ou Monco ou Blondie ou Dirty Harry ou Clint ‘Badass’ Eastwood, ele sempre será lembrado pela falta do que lembrar, sempre sendo ‘The Man With No Name’.




Nenhum comentário:

Postar um comentário